Garça.
Anuncie Aqui Fale Conosco Receba notícias no What’s App 14 98184-5807

Postado em 17/04/2019 às 07:10

HBU e Cratod de São Paulo fazem abordagem intensiva do fumante

Profissionais de Marília e região, com formação superior, participarão de palestra com certificação para formação de grupos para auxiliar pacientes a deixar o tabaco

 

O auditório da Unimar (Universidade de Marília) vai ser palco, nos dias 17 e 18 de abril, das 8h30 às 16h30, de um curso de capacitação para a abordagem intensiva do fumante, numa parceria entre o HBU (Hospital Beneficente Unimar), Secretaria Municipal da Saúde e o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas). O público alvo é formado por profissionais da área da saúde, com curso superior, visando a formação de grupos para auxiliar quem quer deixar o consumo de tabaco.
 
Segundo Cláudio Cesar de Rossi, do DRS-9 (Departamento Regional de Saúde – 9ª Região), devem participar da capacitação profissionais formados nas áreas de psicologia, farmácia, assistência social, enfermagem, odontologia e várias áreas da medicina. Ana Cristina Sornas, da Secretaria Municipal da Saúde, aponta a importância deste evento para Marília e região. “Normalmente essa capacitação é realizada em São Paulo, o que inviabiliza a participação de profissionais da nossa região. Agora, fica muito mais fácil obter a formação, para que possamos ter grupos em Marília e nas cidades vizinhas”, destacou.
 
Os palestrantes serão a enfermeira do Cratod, Ellis Ferreira Camacho, diretora técnica de saúde do Cratod, Sandra Silva Marques e o médico geriatra Carlos Rodrigues. Eles vão abordar, durante os dois dias, temas como Tabagismo como dependência/Comorbidades Psiquiátricas/ Cessação do Tabagismo e Ganho de Peso – Tabagismo Ambiental e Passivo, Doenças Tabaco Relacionadas/Protocolo de Atendimento e Saúde Bucal no Tabagismo.
 
Haverá ainda série de atividades visando capacitar os participantes, para identificar a melhor maneira de formar os grupos em cada unidade, a ser considerado dificuldades que enfrentarão, como compor a equipe, quantos pacientes por grupo, espaço utilizado, captação de pacientes e outros detalhes. Rossi explica que devem participar dessa capacitação cerca de 300 pessoas. Alunos e profissionais não formados podem participar das palestras como “ouvintes”. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (14) 3402-8812 ou pelo e-mail drs9-saudebucal@saude.sp.gov.br.

 

Receba notícias pelo WhatsApp

Quer receber notícias de graça pelo WhatsApp? 

Clique aqui e siga as instruções

 

Veja Também

Homem é encontrado morto no Jardim Nova Garça
Polícia Rodoviária prende idoso com arma de fogo na SP-294 em Garça
Homem fica ferido após acidente entre dois carros na Vila Araceli em Garça
Automóvel é furtado próximo do Distrito Industrial
Garça Web
Receba notícias no What’s App
14 98184-5807
Garça Web © 2017 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por StrikeOn