Garça.
Anuncie Aqui Fale Conosco Receba notícias no What’s App 14 98184-5807

Postado em 17/04/2019 às 07:10

HBU e Cratod de São Paulo fazem abordagem intensiva do fumante

Profissionais de Marília e região, com formação superior, participarão de palestra com certificação para formação de grupos para auxiliar pacientes a deixar o tabaco

 

O auditório da Unimar (Universidade de Marília) vai ser palco, nos dias 17 e 18 de abril, das 8h30 às 16h30, de um curso de capacitação para a abordagem intensiva do fumante, numa parceria entre o HBU (Hospital Beneficente Unimar), Secretaria Municipal da Saúde e o Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas). O público alvo é formado por profissionais da área da saúde, com curso superior, visando a formação de grupos para auxiliar quem quer deixar o consumo de tabaco.
 
Segundo Cláudio Cesar de Rossi, do DRS-9 (Departamento Regional de Saúde – 9ª Região), devem participar da capacitação profissionais formados nas áreas de psicologia, farmácia, assistência social, enfermagem, odontologia e várias áreas da medicina. Ana Cristina Sornas, da Secretaria Municipal da Saúde, aponta a importância deste evento para Marília e região. “Normalmente essa capacitação é realizada em São Paulo, o que inviabiliza a participação de profissionais da nossa região. Agora, fica muito mais fácil obter a formação, para que possamos ter grupos em Marília e nas cidades vizinhas”, destacou.
 
Os palestrantes serão a enfermeira do Cratod, Ellis Ferreira Camacho, diretora técnica de saúde do Cratod, Sandra Silva Marques e o médico geriatra Carlos Rodrigues. Eles vão abordar, durante os dois dias, temas como Tabagismo como dependência/Comorbidades Psiquiátricas/ Cessação do Tabagismo e Ganho de Peso – Tabagismo Ambiental e Passivo, Doenças Tabaco Relacionadas/Protocolo de Atendimento e Saúde Bucal no Tabagismo.
 
Haverá ainda série de atividades visando capacitar os participantes, para identificar a melhor maneira de formar os grupos em cada unidade, a ser considerado dificuldades que enfrentarão, como compor a equipe, quantos pacientes por grupo, espaço utilizado, captação de pacientes e outros detalhes. Rossi explica que devem participar dessa capacitação cerca de 300 pessoas. Alunos e profissionais não formados podem participar das palestras como “ouvintes”. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (14) 3402-8812 ou pelo e-mail drs9-saudebucal@saude.sp.gov.br.

 

Receba notícias pelo WhatsApp

Quer receber notícias de graça pelo WhatsApp? 

Clique aqui e siga as instruções

 

Veja Também

Ministério da Saúde prepara campanha de vacinação contra sarampo
Homem é agredido após ganhar partida de truco na zona rural em Garça
Educação armazena materiais de estudantes garcenses em “cápsula do tempo”
Idosos ficam feridos em colisão entre dois carros em rodovia próximo da Venda Seca
Garça Web
Receba notícias no What’s App
14 98184-5807
Garça Web © 2017 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por StrikeOn